top of page

Toldot

Toldot, parashá que lemos neste final de semana que passou, começa com Itzhak pedindo pela gravidez de Rebeca. Não é ela que pede, mas seu marido. E por que?


Rebeca pode falar com Deus, é ela que depois fala de seu desconforto e pergunta por que ela existe. Dá para imaginar, estar grávida de gêmeos naquela época? Hoje, com toda a tecnologia que temos, que nos propicia saber que há duas pessoas crescendo na barriga, e com todo o pré-natal já é bastante difícil.


Deus conta a ela que há duas pessoas na barriga dela, que serão pais de duas nações diferentes, e, em uma declaração um tanto confusa no hebraico, Deus ainda diz que “o mais velho servirá o mais novo”.


Itzhak intercede por Rebeca. Ele, que raramente age, neste momento se adianta a Rebeca, que é quem sempre tem a ação. Será que Rebeca simplesmente não sentia esta vontade?


Ainda hoje casais passam por tratamentos que muitas vezes beiram a tortura para conseguirem ter filhos biológicos. Ainda hoje o poder engravidar define a mulher e seu status, apesar de termos evoluído muito neste assunto. Mas será que Rebeca, com toda sua força e presença, ainda não estava preparada? Ou será que uma vez, por amar Rebeca, Itzhak decide tomar as rédeas da situação e pedir por ela, para que ela não passasse o sofrimento que Sara passou?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page