Tempo de se alegrar - Sukkot 5784
- Andrea Kulikovsky
- 29 de set. de 2023
- 2 min de leitura
~Alegre-se!~
Dance mil passos em direção ao céu.
Cante mil hinos de louvor.
Respire mil respirações de glória.
Alegre-se!
Suba mil degraus de coragem.
Cante mil hinos de esperança.
Ria mil respirações de cura.
Alegre-se!
Caminhe mil passos de poder.
Cante mil hinos de vida.
Compartilhe mil respirações de admiração.
Alegre-se!
Salte mil passos em direção à beleza.
Chore mil hinos de alegria.
Sinta mil respirações de mistério.
Alegre-se! Alegre-se![i]
Alden Solovy
Às vezes de propósito, outras por acaso, a vida imita a Torá, segue o calendário judaico, se inspira nas estações do ano. Hoje à noite iniciamos Sukkot. Este momento do calendário em que ainda estamos vulneráveis, agora vivendo em tendas temporárias[ii] como nossos antepassados no deserto, em que lembramos o que é ser estrangeiro, mas, em contraste com Iom Kipur, em que nos transportamos para a esfera espiritual, agora colocamos nossos pés no chão. Agora é tempo de sentir a natureza, agradecer o fruto da terra, reconhecer os perigos do tempo.
Sucot é conhecida como Zman Cheruteinu, tempo de felicidade. Depois de sentirmos a fragilidade da vida e encenarmos a morte em Iom Kipur, olhamos o sol, pedimos chuva em medida certa, e celebramos a vida intensamente.
A vida que imita o calendário de forma prevista me fez passar os últimos dias trabalhando e estudando Kohelet, o livro de Eclesiastes, para a escola. A vida que imita o calendário de forma imprevista trouxe nosso novo visto de permanência aqui em UK. As alegrias da vida não param por aí, minha mãe se recupera, e tudo parece em paz.
Iniciamos uma nova fase, sabendo que “Uma estação está marcada para tudo, um tempo para cada experiência debaixo do céu”[iii] e este é um momento para respirarmos, aliviados, sentirmos a alegria do momento que estamos vivendo. Para celebrar, este ano, pela primeira vez em nossas vidas, temos nossas próprias Arbat haMinim em casa. Todos os nossos sentidos se voltam para a mitsvá de celebrar a vida e sermos felizes, ao menos nesta estação.
Chag Sameach!
[i] Alden Solovy – https://tobendlight.com/2010/09/rejoice [ii] ainda faz parte dos meus planos ter uma sucá em casa algum ano... [iii] Kohelet 3:1
Comments