top of page

Pinchás - Bamidbar 25:10 – 30:1

Na parashá desta semana, Pinchás é recompensado por matar o Zimri, o israelita e sua mulher midianita, Cozbi. Israel trava uma guerra contra os midianitas, a comando de Deus. Um segundo censo dos homens em idade de combate é feito. As filhas de Tselofechad pedem justiça, e geram uma mudança nas leis de herança de propriedade. Josué é escolhido para ser o sucessor de Moshé. Os rituais de korban diário e para todas as ocasiões festivas são descritos em detalhes.


Esta é uma parashá sobre heranças e sucessões. Pinchás, através de um ato de extremismo religioso, obtém para sua descendência o direito ao sacerdócio. As filhas de Tselofehad lutam pela justiça na questão de herança de terras e pertencimento comunitário. Mas é Moshé quem protagoniza a sucessão mais difícil.


No final da jornada dos israelitas no deserto, o trabalho de Moshé está no final. Ele não está pronto para morrer e deseja poder acompanhar os israelitas na próxima etapa de sua jornada. Mas sua hora chegou. Moshé, que inicialmente resistiu ao seu papel de liderança, agora é informado de que ele não é mais adequado para a tarefa. Embora anteriormente Deus tenha dito a Moshé que ele não teria permissão para entrar na Terra Prometida, nesta parashá Deus cede um pouco e permite que Moshé veja a terra do topo do Monte Abarim. Mas, antes de subir a montanha, Moshé expressa uma preocupação a Deus: Quem conduzirá o povo depois que eu me for?


“Independentemente de qual abordagem adotarmos, a porção da Torá desta semana enfatiza o tema de que nenhum líder, nem mesmo Moshé, tem qualquer reivindicação absoluta ou permanente de autoridade sobre os Bnei Israel. Os líderes são certamente importantes e, às vezes, devem assumir riscos. No entanto, como apontam os comentaristas, eles sempre terão que responder aos julgamentos de Deus e da história, e é responsabilidade do povo analisar as escolhas de seus líderes e decidir se foram as corretas a seguir.” Ensina a acadêmica Simha Rosemberg.


Literalmente, “Moshé falou ao Eterno, dizendo: ‘Que o Eterno, Fonte do fôlego de toda carne, indique um enviado para a comunidade que irá diante deles e virá diante deles e que os levará e os trará, para que a comunidade do Eterno não seja como ovelhas que não têm pastor’. E o Eterno respondeu a Moshé: ‘Escolha Josué, filho de Nun, um representante inspirado, e ponha sua mão sobre ele. Coloque-o diante de Eleazar, o sacerdote, e diante de toda a comunidade e o ordene aos olhos deles. Invista-o com parte de sua autoridade para que toda a comunidade israelita possa obedecer.’”


A Torá ensina que nunca mais houve em Israel um profeta como Moshé. Sua abordagem prática para levar os israelitas à Terra Prometida, bem como para ensiná-los o que Deus esperava deles, é incomparável por figuras bíblicas posteriores. Sua dedicação integral à tarefa de liderança é inigualável. Mas Moshé estava tão arraigado em quem os israelitas tinham sido e de onde eles vieram que ele pode não ter reconhecido a necessidade de um novo tipo de liderança. Moshé falou que o povo continuava a precisar de um pastor; Deus, porém, sabia que era necessário mais para o povo entrar na Terra Prometida. Assim, embora Josué fosse o sucessor de Moshé, ele não teria as mesmas tarefas que Moshé havia recebido. Uma nova liderança era necessária para atingir um novo objetivo. No entanto, precisava ser uma liderança que também fosse inspirada pela fé e pela preocupação.


A acadêmica Ilana Kurshan, em seu comentário a esta parashá, chama atenção para o fato de que Moshé é capaz de deixar de lado sua própria dor e desânimo sobre o término do trabalho e se concentrar nas necessidades das pessoas. Quando Moshé investe Josué com autoridade para governar, ele o faz de todo o coração. A falta de hesitação de Moshé sugere que ele não está mais pensando em sua própria dor por ter que desistir de seu papel, nem está ressentido por seus próprios filhos ou sobrinhos não terem sido escolhidos para o trabalho. Talvez a consciência de Moshé de que sua própria autoridade como líder vem de Deus o capacite a colocar a si mesmo e suas próprias necessidades de lado. Quando Moshé coloca as mãos sobre a cabeça de Josué, ele procura encher Josué com o mesmo espírito divino que o acompanhou desde a sarça ardente. O Talmud[i] observa que enquanto Deus ordenou a Moshé a colocar a mão sobre Josué, ele de fato colocou suas mãos sobre ele. Ao apoiar não apenas uma mão sobre a cabeça de seu sucessor, mas duas, Moshé desejou transmitir a Josué ainda mais do que Deus lhe ordenou. Ele o infundiu não apenas com o espírito divino, mas também com toda a Torá que ele havia recebido no Sinai. A primeira Mishná em Pirkei Avot ensina que Moshé recebeu a Torá no Monte Sinai e a transmitiu a Josué e este é o momento.


Sempre que há uma mudança de liderança, a transição é crucial. Pinchás apresenta um bom modelo para a transição. O Talmud cita este momento de transição como evidência de que “uma pessoa não fica com ciúmes de seu aluno”[ii]. Um bom professor não é ameaçado por um grande aluno, e isso também vale para um líder e seu sucessor. Como o exemplo de Moshé nos ensina, a marca registrada de um bom líder é que ele ou ela se preocupa mais com a missão do que com seu próprio envolvimento nela.


Toda transição envolve dor, medo, angústia. Mas a renovação é importante para a continuidade da construção, para a garantia do futuro da comunidade. Que saibamos escolher líderes que saibam se dedicar inteiramente e com integridade à tarefa, mas que também saibam reconhecer quando é hora de dar um passo atrás e empoderar sua sucessão.


Shabat Shalom.



[i] Sanhedrin 105b [ii] Sanhedrin 105b

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page