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Parashot Matot-Massei - Bamidbar 30:2-36:13

As últimas duas parashot do livro de Bamidbar, no deserto, contam o momento em que o povo está prestes a entrar na Terra Prometida, decidindo a distribuição de terras, finalizando os preparativos. Especificamente o segundo trecho, Massei, inicia o texto recontando a trajetória do povo desde Mitsraim até Moab, diante do Jordão, perto de Jericó.


A primeira impressão desta recontagem dos passos, das paradas, dos principais acontecimentos, é de que trata-se de um momento similar ao que vivemos logo antes de um momento decisivo de nossas vidas: recapitulamos os principais momentos que nos marcaram e nos levaram até aquele ponto. Lembro desta recapitulação logo antes de me casar, lembro de recordar olhando meu primeiro filho através do vidro da maternidade, tentando me convencer de que tudo aquilo era realmente meu. O dia em que o meu mundo passou a girar em outro eixo.


Já o rabino Yitz Greenberg sugere que “Ao listar todas as paradas na jornada do deserto, a Torá está nos dizendo que a geração do Êxodo, com todas as suas limitações, é digna de nota. Quando os pais e famílias preparavam três refeições por dia durante 14.600 dias, quando cuidavam uns dos outros e buscavam lenha para aquecer as noites, ou coletavam o maná para dividir o pão diariamente, ou davam um beijo de boa noite ou consolavam uma criança chorando, o mundo estava cheio de vida e cuidado. Não importa que esta geração não possa enfrentar seus maiores desafios. Sua firmeza, sua busca pela jornada sem fim, sua queda e ascensão novamente, valiam a pena viver. Se não realizou mais nada, criou a geração que encontrou força e liderança para conquistar uma pátria e começar a construir a sociedade modelo que o judaísmo exige.”


A leitura conjunta das duas parashot também nos traz a importante ideia de que é preciso manter o grupo unido para conquistar um objetivo, que todas as tribos contam. A primeira parashá, Matot, acaba com o pedido de duas das doze tribos para permanecerem nas margens do rio Jordão e se estabelecerem na vasta região de gado de Gilad, em vez de morar na Terra Prometida junto com o resto dos israelitas. Moshe fica indignado com o pedido deles mas, uma vez que ele descobre que esses homens irão primeiro apoiar seus companheiros israelitas lutando ao lado deles, Moshe cede, permitindo assim que estas tribos se estabeleçam além do rio Jordão, uma vez que seus irmãos estejam devidamente estabelecidos.


Lemos em Pirkei Avot, 3:1 “Saiba de onde você vem, para onde está indo e diante de quem você está destinado a prestar contas e acertos.” De certa forma, é o que fazem os bnei Israel neste momento, no final da jornada: eles se lembram de onde vem: o caminho, os acontecimentos, os ancestrais; pensam para onde estão indo: dividem a terra, e se preparam para Devarim, o resumo dos ensinamentos; e garantem que sabem que fazem parte de algo maior: um povo que fez um pacto com Deus, e que deve se manter unido.


Comunitariamente, estas parashot nos oferecem “uma maneira de pensar em nossos próprios dias sobre como o povo judeu pode permanecer unido, mesmo quando tantos judeus moram do outro lado do Jordão e além.”[i] Individualmente, somos levados a pensar na importância de nossos atos “no intervalo entre data de nascimento e a data de morte, pois esses são os anos em que nossas vidas - e todas as nossas esperanças, sonhos e triunfos - realmente aconteceram.”[ii] Ou seja, se escolhermos a vida ao longo do caminho, se maximizarmos a vida de outras pessoas em nossas vidas, seremos verdadeiros parceiros no brit – no pacto com Deus. Isso nos dá satisfação agora no presente - e a certeza de que a meta final também será alcançada.


Matot Massei nos trazem para a beira do Jordão com esperança no futuro sem menosprezo pelo passado e com a certeza de que a jornada é tão importante quanto o destino. A consciência da importância dela é o que nos garante a construção real de um futuro para nós e para nossos descendentes.


Chazak, Chazak, ve Nitchazek.


[i] https://drive.google.com/file/d/149aYiWl-m2epJlmRmosuvvW8iqtgX_gm/view. [ii] Yanklowitz, Rabbi Dr. Shmuly. Pirkei Avot: A Social Justice Commentary

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