top of page

Parashat Vaishlach - Bereshit 32:4-36:43

Vaishlach é a parashá de Dina. A menina que saiu para ver o novo lugar onde morava, foi avistada por um homem, violentada, silenciada por sua família, esquecida pela narrativa bíblica. No entanto, falei sobre o assunto que surge da história de Dina na semana passada, então decidi falar de outro pedaço desta parashá, que tem tantas histórias que eu normalmente deixo para outras pessoas comentarem.


Vaishlach é uma parashá de encontros estranhos: Iaacov se prepara para encontrar seu irmão, o que acontece de maneira estranha, mas pacífica. Iaacov tem um encontro misterioso que gera uma mudança perene em sua vida: “וַיִּוָּתֵ֥ר יַעֲקֹ֖ב לְבַדּ֑וֹ”[i] – “Iaacov foi deixado sozinho”. Em um momento de angústia profunda em sua vida, após finalizar todos os preparos para encontrar seu irmão, Iaacov se vê sozinho, sem sua numerosa família à sua volta, entregue aos seus pensamentos, questionamentos, aos seus próprios “demônios”. Neste contexto, “וַיֵּאָבֵ֥ק אִישׁ֙ עִמּ֔וֹ עַ֖ד עֲל֥וֹת הַשָּֽׁחַר”[ii] uma figura misteriosa lutou, ou se engalfinhou, com e contra ele até o amanhecer.


Quantas vezes, em momentos de muita ansiedade, passamos a noite acordados, pensando nos problemas, possíveis caminhos de solução, nos culpando por erros e tentando prever o desdobramento dos fatos? Quantos “demônios” enfrentamos nestas noites! Este ser misterioso e desconhecido, pode ser um enviado divino, o “anjo da guarda” de Esav, como sugerem alguns sábios, mas pode ser o próprio Iaacov, fazendo a sua mais difícil e profunda avaliação de si mesmo.


Nossos antepassados são mostrados na Torá como humanos normais, com qualidades, defeitos, que fazem erros e acertos. A noite de conflito interno de Iaacov é uma experiência conhecida para qualquer humano adulto. A diferença de Iaacov é que ele sai mudado desta noite. Ele enfrenta seus desafios de corpo e alma. Acaba a noite com uma perna manquejando, com uma bênção em seu nome, e com seu nome mudado.


“Da última vez que Jacó pediu uma bênção e foi questionado sobre seu nome, ele respondeu falsamente, usando o nome de seu irmão. É só agora que ele responde honestamente, admitindo exatamente quem ele é, que pode receber o nome de Israel, cumprindo seu destino. Em um momento de verdade, esta é sua auto renovação, sua maneira de mudar sua história, deixando para trás todas as coisas desonestas que fez no passado, transformando sua identidade. Este novo nome é o futuro dele e o nosso.”[iii] É o que sugere a rabina Maya Y. Glasser em seu comentário desta semana para a newsletter da WUPJ.


No entanto, diferente de Sarah e Avraham que têm seus nomes definitivamente mudados, o texto bíblico não passa a se referir a Iaacov somente como Israel, mas utiliza ambos os nomes após este encontro. O comentarista bíblico e filósofo medieval Ibn Ezra sugere que Israel foi um nome adicionado a Iaacov, pensamento que foi seguido por outros estudiosos posteriores. A ideia de um nome adicional sugere que, apesar de Iaacov ter sofrido uma mudança profunda, que fará com que ele esteja preparado para ser realmente o patriarca final deste clã que se tornará uma nação, ele não deixa de trazer consigo toda a carga de suas vivências anteriores. O Iaacov que sai marcado desta noite, mudado em sua essência, só pode ser o ponto inicial de uma futura nação porque traz consigo Avraham, Itzhak e suas próprias vivências para a construção do futuro.


Iaacov não sai perfeito, sai mudado. Quando nós enfrentamos nossos problemas, talvez não consigamos encontrar a solução perfeita, mas saímos com a certeza de termos levantado todas as possibilidades e decidido por aquilo que nos parece o melhor para aquele momento.


A lição de Iaacov e seu sonho é que é preciso enfrentar os fantasmas do passado, e nossos medos de corpo e alma, tão entregues que o corpo físico possa trazer o reflexo desta introspecção. Porque somente então poderemos realmente abrir os braços, sentir a emoção da mudança, e seguir em frente, renovados.


Iaacov e Esav, quando se encontram, se abraçam, se beijam e choram. Que possamos enfrentar nossos medos e desafios tão verdadeiramente e profundamente que depois possamos ressurgir modificados para abraçar um futuro imprevisto e emocionante.


Shabat Shalom!



[i] Bershit 32:25 [ii] Bershit 32:25 [iii] https://wupj.org/library/uncategorized/55200/who-am-i-vayishlach/?utm_source=WUPJ+Newsletter+Subscribers+ALL+ED&utm_campaign=77afb5dab3-EMAIL_CAMPAIGN_2020_07_22_08_27_COPY_01&utm_medium=email&utm_term=0_64aeca6365-77afb5dab3-114875449

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page