top of page

Parashat Noach - Bereshit 6:9-11:32

Esta semana o mundo é recriado. Ao ver a corrupção de sua criação, Deus se entristece e resolve destruir tudo. Um homem, sozinho, honrado em seu tempo, faz a diferença. Este um homem é ordenado a levar sua família e exemplares dos seres vivos e plantas comestíveis para uma arca, que deve construir, e assim compartilhar com Deus a recriação do mundo.

Cada um, em sua individualidade e esforço pessoal é capaz de fazer a diferença. Não são necessários atos gigantes e heroicos; Noach inspirou Deus em seus atos cotidianos, por ser quem era. Quem somos verdadeiramente impacta a realidade que nos cerca.

Por ser quem era, Noach é chamado a colaborar com a reconstrução do mundo. Separa espécimes, constrói uma embarcação, lidera um recomeço. Diariamente somos convidados a colaborar na construção e reconstrução do mundo. São nossas opções, quem somos e o que fazemos, que nos permitem realmente atuar neste sentido, observar de longe enquanto outros o constroem, ou então colaborar na corrupção do mundo e da vida que nos cerca.

Ao agir em parceria com Deus, Noach recebe um presente: um símbolo do pacto que Deus está fazendo com ele e todos os seus descendentes. Toda vez que um arco-íris é pintado no céu, Deus lembrou do pacto que fez com todos os seres viventes da Terra.

Um símbolo mágico de recomeço e reconstrução. Um símbolo etéreo do pacto entre Deus e a vida na Terra. Algo tão lindo que nossos sábios entenderam que só poderia ter sido criado no momento mais mágico da semana: o kabalat shabat, como lemos em Pirei Avot 5:6.

O arco-íris marca o eterno pacto Divino de manter a vida sempre se renovando no mundo, é um símbolo de amor, para além da vida, acessível a mulheres e homens igualmente. Diferente da milá, que é feita nos homens, para acessar o arco-íris é preciso apenas enxergar. Diferente do amor dos humanos, que acabaria com a vida, lemos no Midrash Tanchuma Buber, Noach 7:1, que o amor divino é eterno, e se renova constantemente, a cada vez que vemos um arco-íris.

בָּרוּךְ אַתָּה יהוה אֱלהֵינוּ מֶלֶך הָעולָם זוכֵר הַבְּרִית וְנֶאֱמָן בִּבְרִיתו וְקַיָּם בְּמַאֲמָרו

Bendito sejas, Adonai, nosso Deus, Rei do Universo, que se lembra do pacto, é fiel à Sua aliança, e mantém Sua promessa.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page