top of page

Parashat Miketz - Bereshit 41:1-44:17

A parashá Miketz nos apresenta a escalada de Iossef, de prisioneiro a braço direito do Faraó. Não somente isto, mas também nos mostra Iossef se tornando um homem ponderado e estrategista. Um homem que utiliza suas habilidades para fazer planos, se colocar em um lugar melhor, mas também de testar seus irmãos e provocar o reencontro com seu irmão Benjamin e seu pai.


Claramente Iaacov não aprendeu com seus erros. Benjamin torna-se o filho predileto na ausência de Iossef. No entanto, seus filhos parecem ter aprendido. Iaacov se torna um homem triste e amargo, seus filhos carregam a culpa pelo estado de seu pai. Então, quando nesta parashá eles são obrigados a colocar Benjamin em risco, tentam de tudo para não repetirem seu erro.


A parashá Miketz traz em seu texto uma amostra perfeita do que é considerado Teshuvá de acordo com o sábio, comentarista bíblico e filósofo Maimônides. De acordo com Maimônides, a real teshuvá acontece quando uma pessoa reconhece o erro, se arrepende, reconhece em palavras e, quando é apresentado à oportunidade de cometer novamente o erro, decide fazer de maneira diferente e não errar.


Assim é com os irmãos de Iossef. Eles reconhecem ter feito errado: “estamos sendo punidos por causa de nosso irmão, porque vimos sua angústia, mas não demos atenção ao que ele nos implorou. É por isso que esta aflição nos sobreveio”[i] Iossef ouve o reconhecimento deles, apesar de eles não saberem que o homem na frente deles é seu irmão e entende o que eles falam.


Irmãos brigam o tempo todo, quem tem filhos ou irmãos sabe. Eu tenho visto nestes dias em que, após um ano de separação, tenho todos os meus filhos sob o mesmo teto, como eles se cutucam e provocam o tempo todo. No entanto, sei que é minha responsabilidade como mãe manter o equilíbrio, apartar as provocações e fazer a paz na minha casa.


Iossef não soube fazer isto, pelo contrário, foi ele quem gerou as brigas entre seus filhos. Seus filhos, no entanto, aprenderam com seus próprios erros e aprenderam a manter a paz entre eles mesmos, a se proteger e a agir como irmãos.


Que possamos então aprender com os filhos de Iaacov a reconhecer nossos erros, enfrentar a verdade de quem somos, e conectar-nos a Deus em torno do que vemos em nós mesmos. Que possamos usar nossas falhas para aprender, evoluir e construir um futuro melhor. A cada erro reconhecido e reparado, tijolo a tijolo, passo a passo, construímos um mundo melhor.


Shabat Shalom!


[i] Bereshit 42:21

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page