top of page

Parashat Lech Lechá - Bereshit 12:1-17:27

De maneira geral, em Lech Lechá, Deus faz uma aliança com Avram prometendo fazer de seus descendentes uma grande nação. Deus muda o nome de Avram para Avraham. Avraham tem um filho com Hagar e o chama de Ismael. Deus então promete a Sara, que era estéril, que ela terá um filho.


Acho que nunca fiz tantos comentários a uma mesma parashá em uma mesma semana! Já falei sobre brit milá, assunto que, pessoalmente nunca havia questionado, mas que jovens casais me consultaram a respeito, me levando a estudar e questionar. Falei sobre infertilidade e maternidade, assuntos que me tocam pessoalmente. Quando então parei para repensar a parashá, buscar outro aspecto, foi Debbie Friedman[i] que me inspirou:


L'chi lach, to a land that I will show you

Leich l'cha, to a place you do not know

L'chi lach, on your journey I will bless you

And (you shall be a blessing) l'chi lach

L'chi lach, and I shall make your name great

Leich l'cha, and all shall praise your name

L'chi lach, to the place that I will show you

And (you shall be a blessing) l'chi lach


Lechi lach, para uma terra que vou te mostrar

Lech lecha, para um lugar que você não conhece

Lechi lach, em sua jornada eu vou te abençoar

E (você será uma bênção) lechi lach

Lechi lach, e farei seu nome grande

Lech lecha, e todos louvarão o seu nome

Lechi lach, para o lugar que eu vou te mostrar

E (você será uma bênção) lechi lach



A música é inspirada nos primeiros versos da parashá:


“Lech Lechá – da tua terra natal e da casa do teu pai para a terra que te mostrarei.

Eu farei de você uma grande nação,

E eu vou te abençoar;

Vou tornar o seu nome grandioso,

E você será uma bênção.”[ii]


Muito se falou e estudou acerca da expressão Lech Lechá, que Rashi interpreta como “saia de ti ou, literalmente, vá por si mesmo” a explicação continua dizendo: “para seu próprio benefício, para seu próprio bem: lá farei de você uma grande nação, enquanto aqui você não merecerá o privilégio de ter filhos (Rosh Hashaná 16b). Além disso, irei tornar sua reputação conhecida em todo o mundo (Midrash Tanchuma, Lech Lecha 3)”


Me coloco nos sapatos do patriarca Avraham naquele momento: ele era imigrante em Haran, para onde foi com seu pai, que veio a falecer em Haran. Com uma jovem esposa e sem expectativas, era hora de continuar e buscar seu próprio caminho, ir em busca do próprio destino. O mais importante é que ele ouviu o chamado.


Ao sair dele mesmo, do conforto do lugar de filho, para ser senhor de sua nação, tomar o lugar de patriarca de sua descendência, ele tomou para si a responsabilidade de deixar sua marca própria em sua história. Ficar em Haran seria viver a história de seu pai, não a própria história, seria continuar a descendência de seu pai, não criar sua nova nação.


De acordo com o rabino Kerry Olitzky[iii] a mensagem que devemos tirar da repetição é: “Lecha, para você, para seu próprio bem-estar. Saia desse lugar. É a única maneira de você crescer espiritualmente. Se você permanecer aqui, ficará estagnado. Você nunca alcançará as alturas que procura. Mesmo com sua ênfase, a frase é escrita apenas uma vez, mas a intenção é que seja repetida frequentemente como uma kavaná, um mantra sagrado, para que não possamos esquecer esse ímpeto espiritual onde quer que a jornada de nossa vida nos leve. Sempre que esquecemos, somos solicitados a lembrar que a jornada adiante é, na verdade, para nosso próprio benefício, nosso próprio bem.”


Lech lechá é um alerta para estarmos atentos ao chamado do propósito de cada um de nós, para não pararmos em nosso lugar de conforto, mas sairmos em procura de nosso destino. O caminho com certeza não será fácil, seca, fome, incerteza, infertilidade, inimigos, guerra, desafios profundos serão enfrentados. Seremos chamados repetidamente a reiterar o pacto com este propósito, talvez precisemos mudar a rota que já estava clara e estabelecida.


Como ensina meu rabino e mentor Joseph Edelheit: “Precisamos da sabedoria que só pode ser obtida por meio do fracasso que leva ao crescimento real. O fracasso significa que assumimos riscos, tentamos algo além de nossas realizações anteriores. Os riscos levam a uma perspectiva diferente e, com sorte, a um método diferenciado e, em seguida, à coragem de assumir outro risco”.


Ser bênção é ser o melhor de si, para construir com sua capacidade máxima o seu caminho, sua história para hoje, e seu legado para as gerações seguintes. Lech Lechá é seguir este caminho de propósito e construção.


Que possamos todos sair do conforto e deixar nossos passos marcados no chão.


Shabat Shalom.




[i] https://debbiefriedman.com/ [ii] Bereshit 12:1-2 [iii] https://www.myjewishlearning.com/article/for-your-own-good/

147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page