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Parashat Korach - Bamidbar 16:1-18:32

Korach é uma parashá que nos apresenta duas vezes o questionamento acerca da liderança de Moshé e Aharon. Na primeira, por Korach, que dá nome à parashá, e que acaba engolido pela terra. Na segunda, pelo povo de Israel, quando Deus encontra uma solução mais bonita e pacífica: cajados são colocados no Tabernáculo, e em confirmação da nomeação de Aharon, o dele amanhece florido.


Korach afirma que tudo gira em torno do poder e prestígio. Ele sugere que tudo o que Moisés está fazendo é tomar a glória para si mesmo. Moisés tenta persuadir Korach de que o serviço profético e sacerdotal não tem a ver com exibição pública ou posição social. O papel de liderança é conectar-se com Deus, ao mesmo tempo em que protege as pessoas para que a energia divina não transborde e machuque ou até mesmo mate.[i]


“Quão facilmente as pessoas ouvem e são enganadas. Quão pouco Korach entende a verdadeira responsabilidade e peso da autoridade e poder que repousa sobre Moisés e Aarão.”[ii] Escreve a rabina Elyse D. Frishman. Na verdade, como as pessoas, no geral, não têm ideia do peso que carrega um verdadeiro líder. De como suportam a dor dos outros, bloqueiam a violência, absorvem e protegem.


Ontem foi Rosh Chodesh, teve tfilá das Mulheres do Muro, a Women of the Wall, instituição que luta pelo direito das mulheres rezarem em voz alta, lerem da Torá, usarem talit e tefilin. A luta delas consiste em ir todo Rosh Chodesh fazer a tfilá de shacharit com leitura da Torá no Kotel. Todo mês elas sofrem violências e abusos. A polícia do Kotel e as autoridades de Israel não se importam. Mas estas líderes absorvem as agressões, e no próximo mês voltam. Ontem foi diferente. Uma delas, a Tammy, sobrinha do nosso querido Raul, foi atacada, sua mala quebrada, os sidurim que ela trazia foram rasgados e pisoteados. Mais uma vez, nada foi feito.


Nossa parashá continua falando de como uma praga assola o povo de Israel e Aharon se coloca entre a praga e o povo para protege-los. A rabina Frishman conclui que “o verdadeiro valor é determinado pela oferta pessoal e reputação ética. Como nos comportamos determina nosso status em uma sociedade ética.”


Hoje encontramos líderes que se deixaram corromper por seus egos, e não mais exercem seu papel movidos por seus valores. Que não mais se colocam à frente de suas comunidades para proteger e lutar por valores essenciais. E que porque estão neste lugar pelos motivos errados, têm medo de perder o poder que hoje lhes é atribuído.


Ontem foi lançada a campanha #ehproblemameu, para educação e conscientização dos homens acerca da violência contra a mulher. Ontem a Tammy foi vítima de um grupo de homens, no lugar que eles consideram o mais sagrado para o judaísmo. Em um contraponto gigantesco, hoje é dia dos namorados. Talvez este seja o contraponto trazido pelas flores de amêndoa no cajado de Avraham. Que continuemos a ter líderes fortes e corajosas que absorvem a dor e nos protegem. Que possamos resolver nossos conflitos com flores e amor. Que possamos estar seguras.


Shabat Shalom.


[i] Rabbi Yitz Greenberg [ii] Rabbi Elyse Goldstein. The Women's Torah Commentary . Turner Publishing Company.

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