top of page

Parashat Hazinu - Devarim 32:1-52

Dois poemas de despedida são lidos neste Shabbat. Na parashat Hazinu nos preparamos para a despedida de Moshé e, para isto, ele nos presenteia com um poema, que será a testemunha do amor e da aliança do povo de Israel e Deus. Na Haftará, o rei David se despede, com um poema em reconhecimento de todas as bênçãos que obteve na vida, um louvor a Deus.


Os dois líderes icônicos de nossa tradição têm várias similaridades, entre elas, David e Moshé têm suas histórias espalhadas em vários livros, um da Torá, o outro do Tanach. Nesta semana tanto na parashá quanto na haftará, esses homens chegaram ao fim de suas vidas. Suas histórias foram contadas. Tudo o que eles precisam fazer é deixar o palco com elegância. E ainda assim, eles permanecem para uma chamada de cortina final, uma poesia, uma música, que eles deixam para a nação.


Comum às canções de Moshé e David é a descrição repetida de Deus como rocha. Ambos os homens, ao se prepararem para partir deste mundo, optam por descrever Deus como algo totalmente sólido e fundamental, que sustenta tudo. O aviso do Deus de Moisés e o louvor de Davi continuarão mesmo depois de eles terem partido. Ambas as canções servem como uma afirmação de que, mesmo após suas mortes, Deus continuará com o povo.


A mensagem de Ha’Azinu é que palavras podem ser testemunhas - de aliança e compromisso, trauma e injustiça; às falhas da história e à promessa do futuro. As palavras não apenas narram e recontam: também fazem. Elas repreendem a indiferença e instilam comprometimento. Elas suspendem pontes entre mundos e reúnem pessoas em comunidades. Elas obrigam a ação.


Os versos de Hazinu, de acordo com a rabina Rachel Sabath Beit-Halachmi “também enfatizam uma característica central do Judaísmo; não é apenas uma religião, cultura e civilização em si, mas também a história do povo israelita. É importante se continuamos a ouvir as palavras da Torá ou não, se continuamos a nos ver como povo de Deus ou não. O que fazemos tem significado metafísico.”


Nas últimas palavras que nossa tradição atribui a Moshé, este profeta dos profetas olha para a alma do povo judeu e teme nosso desejo de “escapar da liberdade”. Moisés chama as montanhas e o céu, todas as nações e gerações anteriores de judeus para testemunhar a escolha que Israel deve fazer - e ele implora que escolhamos a vida, para afirmar o pacto: “Pois isso não é uma coisa insignificante para vocês; é a sua própria vida, através dela vocês perdurarão ... ”[i]


Lemos estes dois trechos de Torá e haftará nesta época do ano, quando também estamos presos entre o fim e o começo. O ano passado terminou, mas o período de festas – chaguei tishrei - não foram concluídos. Temos até Hoshana Rabbá para expiar o que podemos ter deixado passar. A história do ano passado acabou, mas nós também podemos fazer uma última chamada ao palco. Podemos recitar nossas canções do ano passado pela última vez. Serão elas canções de advertência para o ano que se aproxima ou de agradecimento por tudo o que temos?


Que possamos cantar nossas histórias do passado, para trazer lições para o presente. Que possamos viver nossas histórias com ações, não somente com palavras.


Shabat Shalom!



[i] Devarim 32:47

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page