top of page

Parasha Shemot - Shemot 1:1-6:1

Estes são os nomes dos filhos de Israel que vieram para Mitsraim. Na parashá desta semana deixamos de ser uma família para ser um povo. Passam a ser numerosos e o faraó decide conter a proliferação dos israelitas, mandando matar os meninos que nascem. Shifra e Pua, parteiras para os israelitas não atendem a esta ordem. Yocheved também não atende à ordem, e com a ajuda de sua filha Miriam salva seu bebê. Batia, a filha do Faraó, ciente de que estava salvando um bebê israelita também não obedece, e cria o menino como se fosse seu filho, dando a ele o nome de Moisés. Quando já adulto, ele se indigna diante da injustiça e, em uma atitude extrema, mata um guarda egípcio e foge para Midian. Em Midian ele se casa com Tsipora, filha de um sacerdote local, e tem dois filhos. Então Moshe se depara com um arbusto que queima, mas não se consome, torna-se profeta e é imbuído da missão de salvar os israelitas, que sofriam com a escravidão.


Nomes, vozes e ações.


Nomes: se os nomes dos filhos de Israel são mencionados no início da parashá, os nomes das filhas que vieram junto foram esquecidos ou propositalmente não mencionados. Shifra e Pua têm seus nomes mencionados, porém foram esquecidos ao longo dos anos. Yocheved e Miriam não têm seus nomes mencionados nesta parashá, elas são nomeadas em outro momento. A filha do faraó teve um nome escolhido pela tradição rabínica porque não tem nome na Torá, foi chamada Batia. Tsipora é mencionada nominalmente duas vezes nesta parashá.


Vozes: Shifra e Pua respondem ao faraó, talvez uma desculpa, dizendo que não chegam a tempo do parto das israelitas. Miriam fala com Batia que conseguirá uma ama de leite para o irmão. As irmãs de Tsipora e ela informam o pai acerca da ajuda de Moisés. Tsipora fala “Você é realmente um noivo de sangue para mim! Um noivo de sangue por causa da circuncisão”


Shifra e Pua desobedecem ao faraó. Yocheved desobedece ao faraó. Miriam ajuda a salvar seu irmão. Batia adota o menino. Tsipora casa com Moshé. Tsipora circuncisa o filho e renova o pacto.


Nomes, vozes e ação. Nomes apagados, vozes silenciadas, ações diminuídas. Uma história que somente aconteceu por nomes, vozes e ações femininas. Mas quando contamos, a história é de Moisés, o herói é Moisés.


Se a nascente de um rio é um fio de água quase imperceptível, que brota infinitamente do solo, o rio caudaloso não existiria sem a pequena e silenciosa nascente.


Cuidemos da nascente, da origem das coisas, dos nomes, das vozes e das ações que nos trouxeram para onde estamos hoje.




(foto: nascente do Rio Parnaíba)

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page