top of page

Omer 48 - Malchut e Yesod

48a Benção - Equilíbrio


Malchut (majestade) e Yesod (intimidade), Há dias felizes, há dias tristes, há dias que não são nem um nem outro e há dias em que, por mais que nada de errado tenha acontecido, parece que uma energia negativa se acumula nas diversas pequenas coisas sem energia positiva que enfrentamos, nos diversos momentos de tensão ou embate.

Nestes dias, parece que temos uma goteira na cabeça. Está tudo certo, mas uma coisa pequena te irrita aqui, outra coisa pequena de decepciona lá, o trabalho começa a render menos do que deveria, um atraso aqui, uma reclamação ali, e no final aquela a alma pesa sem ter por quê.


Talvez, seja uma reação em cadeia: uma coisa ruim que gera uma reação ruim que por sua vez atrai outra não boa, e por aí vai. Como parar? Este é o desafio.

Parar, respirar, olhar para dentro e não se deixar ter a primeira ação mesquinha. Cuidar da energia que deixamos penetrar o nosso ser, e cuidar mais ainda do que deixamos sair de nossas bocas. Essa é a kashrut da alma. Somente com autoconhecimento e autocontrole conseguimos aplicar esta regra de kashrut. Este é o maior nível de intimidade: eu comigo mesma.


Equilíbrio, amor próprio, autoconhecimento e cuidado, nestas qualidades residem majestade e intimidade. Muito provavelmente, Malchut e Yesod residam na capacidade de viver todos os dias com a alma kasher: cuidando do que entra, e cuidando mais ainda do que sai.


48ª Bênção: Equilíbrio


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page