top of page

Omer 45 - Malchut e Tiferet

45a Benção - Adrenalina


Malchut (majestade) e Tiferet (beleza), Adrenalina. Isto é o que eu sinto a cada vez que vou dar uma aula, participar de uma reunião importante, liderar um grupo de estudos. Tem muitas outras situações muito mais assustadoras (e talvez mais importantes) que eu levo de boa. Mas conhecimento é algo que para mim é essencial.


Entendi isso com o tempo. Sempre soube que não seria possível me casar com um homem burro. Como respeitar e construir junto com alguém que não me desafia intelectualmente, que não me ensinaria todo dia? Construir junto é ensinar mutuamente.


Admiro profundamente quem consegue dar uma aula boa, com segurança e tranquilidade, quem sabe que sabe, mas também sabe que tem muito a aprender. Admiro mais ainda quem divide seu conhecimento com outras pessoas com generosidade. Ensinar é deixar o ego de lado e entregar o que de mais valioso se tem: saber.


Lembro que, quando pequena, assisti Cyrano de Bergerac com meu pai. Nunca esqueci a frase e o ensinamento: “Ninguém tira o meu panache”. Meu pai me explicou: podem te tirar tudo, menos o que você sabe; seu conhecimento, seu saber, ninguém te tira.


Espero continuar sentindo frio antes de cada aula, sentindo a responsabilidade de pesquisar e me preparar para compartilhar conhecimento, sentindo o corpo pulsar de adrenalina, como se eu estivesse pronta a pular de um bungee jump, e depois ter a satisfação e a alegria de ter cumprido com meu objetivo.


Poucas coisas são tão nobres quanto poder ensinar. Poucas coisas são tão belas quanto poder compartilhar e ter a possibilidade de dar e receber conhecimento. Malchut e Tiferet juntas são uma aula, um estudo, uma conversa produtivas, em que todas as partes saem felizes por adicionarem e receberem algo.


45a bênção: adrenalina


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page