top of page

Omer 42 - Yesod e Malchut

42a Benção - Coerência


Yesod (intimidade) e Malchut (majestade). Hoje algumas situações me fizeram pensar em confiança. A confiança em diversos níveis, em diferentes locais.


Quando alguém deseja ler um livro ou quer assistir um filme, por exemplo, o caminho correto é comprar o livro ou filme ou então utilizar um sistema legalizado para leitura ou transmissão. Mas algumas pessoas entendem que não há problema em baixar arquivos de sistemas não realmente legalizados, ou compartilhar uma versão digital com um amigo.


Assuntos tratados em ambientes fechados, em que os interlocutores entendem como um local seguro para se falar de um certo tema, não devem ser levados para outros fóruns. Ainda que não se possa identificar a origem do comentário, ou sobre quem se está falando.

No entanto, o local mais difícil de encontrar confiança é “grupo de whatsapp”. Quem nunca falou em paralelo sobre algo que é tratado em um grupo? Quem nunca teve a certeza de que outro grupo paralelo havia sido criado sem a sua inclusão? Minha impressão é de que estes grupos afastam interlocutores de sua humanidade. Sim, há grupos ótimos, de pessoas ótimas, com ótimas intenções. Mas mesmo nestes grupos acontecem falhas com a expectativa de confiança.


Confiança requer humanidade, mais ainda, requer intimidade (yesod). Dentro de nossas imperfeições, devemos buscar agir de acordo com as ideias que pregamos. Humildemente devemos nos questionar sempre se não abandonamos a humanidade e intimidade em nome de nossos próprios egos. Diariamente devemos buscar agir de acordo com nosso discurso. Majestade (malchut) reside neste ato humilde de avaliação e busca de coerência.


Nestes tempos em que a mais humana de nossas interações se resume a imagens e letras gravadas em telas, precisamos buscar Yesod e Malchut em nossos atos, devemos buscar honrar a confiança que os outros depositam em cada um de nós.


42ª bênção: coerência.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page