top of page

Omer 26 - Netzach e Hod

26a Benção - Torá


Netzach (perseverança) e Hod (glória)


Uma das habilidades que aprendi depois de adulta que mais marcou e mudou minha vida foi aprender a ler a Torá. O mais interessante é que não comecei minhas aulas porque eu queria aprender, mas por insistência do professor. Eu era diretora de ensino, ele chazan. Ele decidiu fazer uma classe de leitura da Torá para incentivar voluntários a participarem do serviço. Naquela época mulheres ainda não podiam ler da Torá na CIP.

Eu tinha certeza de que meu hebraico não dava para tudo aquilo, que nem tinha por que eu aprender, uma vez que não ia poder praticar mesmo. Mas ele me convenceu e lá fui eu. Foi difícil, precisei de muita determinação, precisei passar por cima do orgulho e da vergonha (meu hebraico era bem fraco na época!). Não esqueço a primeira vez que fui ler direto da Torá: as letras pareciam se movimentar no pergaminho!


Com carinho, segurando em nossas mãos durante todos os passos do caminho, ele nos levou, com toda maestria, ao conhecimento. Não há palavras para agradecer tanta generosidade. Ele para sempre vai ser meu mestre, eu para sempre sua aluna, servindo a ele e à comunidade com minha kriat hatorá.

Aprender a ler a Torá foi um sopro em uma pequena brasa adormecida dentro de mim. De lá para hoje lutei para poder ler em público na minha sinagoga, li no kotel duas vezes, sendo uma com as Nashot Hakotel, tatuei um iad no meu pulso para não esquecer onde o caminho recomeçou, e fui iniciar meus estudos rabínicos.

Perseverei, superei resultados, e humildemente cheguei à glória do conhecimento: Netzach e Hod.


26ª bênção: Torá


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page