top of page

Omer 22

Contar o Omer é um ritual que comecei há 4 anos. No primeiro ano, fazia longos textos diários, no segundo utilizei imagens sem texto, no terceiro imagens e textos mais curtos. Cada ano, a contagem sai de uma forma, refletindo quem eu sou naquele momento. Há quem prepare a postagem da contagem com muita antecedência, mas eu acredito na emoção do dia como disparador da minha reflexão.


Outro ritual, mais recente, é observar o Rosh Chodesh com um grupo de mulheres que, de alguma forma, sejam envolvidas com o serviço religioso. Mensalmente nos encontramos para rezar, conversar, e iniciamos o mês juntas, renovadas de energia. Em nossas últimas reuniões falamos em buscar o feminino de Deus, procurar inserir tfilot em que rezamos para a Deusa, יָהּ, afinal, somos todas a imagem e semelhança Divina e nos buscamos em nossas orações.


Hoje, pensando no feminino da reza e pesquisando minhas fontes, busquei tfilot para a Deusa, e encontrei a brachá da contagem do Omer. Achei que tudo se encaixava tão perfeitamente, que decidi que esta seria minha brachá de hoje.


Agradeço pelos rituais, novos e antigos e a possibilidade de criar rituais. Agradeço as companhias tão abençoadas, as pessoas que trilham comigo minhas jornadas de reflexão, minhas tfilot e meus estudos. Agradeço imensamente as amigas, as loucas, as companheiras; somos todas guerreiras! Agradeço à Deusa por ter me feito mulher, e por poder contar o Omer com todas e todos vocês.


בְּרוּכָה אַתְּ יָהּ אֱלֹהֵינוּ רוּחַ הָעוֹלָם אֲשֶׁר קִדְּשָׁתְנוּ בִּמְצַוְּתֶיהָ וְצִוָּתְנוּ עַל סְפִירַת הָעֹמֶר

Bruchá at Yá, Eloheinu ruach haolam, asher kideshatnu bemitsvoteha vetsivatnu al sefirat ha'omer.

Bendita seja, Deusa, Alma do Mundo, que nos torna santificad@s com suas mitsvót e nos ordenaste a contagem do Omer.



Fonte da tfilá: www.ritualwell.org

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page