top of page

Omer 19

Rocha de Israel, levante-se em apoio a Israel e redima Iehudá e Israel como Você prometeu. Nosso redentor, Adonai Tzevaot é o seu nome. Bendito seja, Adonai, que salva Israel.


Baruch atá, Adonai, gaal Israel.


Hoje foi Iom HaAtsmaut, o dia da Independência de Israel, ou o dia da criação do Estado de Israel há 73 anos atrás. Um país jovem, que notadamente cresce e se desenvolve. Como todo país tem problemas, como todo país tem direita e esquerda, gente boa e má. Mas tem muita vontade de acertar.


Mas se Israel é um país jovem, enquanto pátria judaica, a origem desta pátria é antiga. Israel é um lugar que abriga séculos de história de vários povos, em especial do povo judeu. Um povo que também é cultura e também é religião.


É muito difícil explicar o amor que se tem por um país que não é seu, mas ao mesmo tempo é. Para todo judeu, aquele é o lugar para onde sabemos que queremos ir algum dia: be shaná habá b’Ierushalaim – ano que vem em Jerusalém. Rezamos voltados para lá, agradecemos a história daquele lugar que diversas vezes foi a pátria judaica, e de onde diversas vezes fomos expulsos.


Hoje, o fato de Israel existir é motivo de festa, é feriado religioso, é um milagre a ser reconhecido e agradecido.


Um ano de pandemia, eu ando com uma saudade enorme de sentir a energia daquele solo. Qualquer dia desses, em Jerusalém.



Tfilá: Mishkan T'filah: A Reform Siddur.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page