top of page

Lech Lecha - Bereshit 12:1 – 17:27

Mais uma parashá cheia de histórias e assuntos para falar. Avraham deixando sua terra para iniciar uma nova dinastia, encarando o desconhecido. Lot que vai com o tio em suas jornadas. Sarai que é entregue ao faraó pelo próprio marido e que, por não conseguir ter filhos, entrega Hagar para Avraham. Hagar que foge dos desígnios de Sara, que passa a maltratá-la quando se dá conta do erro que fez. Finalmente, o pacto de Deus com Avram, marcado pela circuncisão dos homens deste novo clã e pela mudança no nome de Sarah e Avraham.


Apesar de todas estas histórias, algumas que despertam meu lado feminista de uma forma bastante potente, foi uma pequena frase, que não aparece somente nesta parashá, que me marcou nesta semana. Percebi ela há algumas semanas, e desde então, a Torá vem me dizendo: “אַל־תִּירָ֣א – Al tirá – não tenha medo”. Desta mesma maneira, a frase aparece seis vezes no texto bíblico. A primeira em Lech Lechá, diante da mudança imensa que Avraham está disposto a fazer em sua vida, Deus fala para Avraham não ter medo, que estará protegido. Mais tarde, ainda em Bereshit, Deus fala para Isaac não ter medo diante de Avimelech, no caso dos poços de água. Iaacov também ouve de Deus que não tenha medo de ir a Mitsraim, onde ele encontrará Iossef, porque Deus irá com ele. Para Moshé, antes de conquistar Bashan, a caminho de Jericó, Deus fala “Não tenha medo!”. Em Devarim, Moshe lembra aos israelitas de quando disse para não terem medo e conquistarem a Terra Prometida, mas os filhos de Israel titubearam; e depois, lembrando da conquista de Bashan, onde após ouvirem “Não tenha medo!”, é iniciada a conquista da Terra prometida. Em Devarim ainda, Moshé diz três vezes para que o povo não tenha medo - לֹ֥א תִירָ֖א - Deus estará com eles em todas as suas conquistas.


Logo antes de uma grande mudança, uma grande conquista, um grande acontecimento, por nove vezes, a Torá indica: Não tenha medo! Em uma destas vezes, o medo ganha e paralisa o povo.


Não tenha medo! Quantas vezes o medo, o receio de que tudo dê errado ou a insegurança, nos fazem parar? Um branco na prova, uma titubeada antes do chute ao gol, um coração que bate mais forte, uma palavra que não sai. Não importa o quão preparados possamos estar, o medo paralisa e nos impede de conquistar.


Não tenha medo! A parashá Lech Lechá fala de medo e coragem. Coragem de deixar o lugar conhecido e partir para o novo. Coragem de acreditar na possibilidade de começar do zero em um outro lugar. Mas também nos mostra que a mesma pessoa que teve tanta coragem de conquistar o mundo, não soube enfrentar o medo, e entregou a própria esposa aos desígnios do faraó. A esposa, que tem a coragem de se entregar ao faraó para proteger o marido, teme nunca poder dar um filho a ele, e decide intervir na história, e entregar sua serva para garantir uma descendência a este marido.


Se o medo nos faz tomar atitudes desesperadas, que nos colocam em perigo, causam mal aos que estão em nosso entorno, nos desviam do caminho que deveríamos tomar, a coragem nos leva a caminhar, conquistar, seguir adiante, encarar novos desafios com a confiança de que estamos protegidos no caminho. Mas é preciso ressaltar que coragem não é impulso. Coragem requer entendimento e cautela, planejamento e ação.


A mensagem que a Torá ecoa de Bereshit a Devarim é inconfundível. Acredite e siga em frente. Deus estará com você como guia, escudo, de mãos dadas, até o final da sua jornada. Não tenha medo!


Shabat Shalom.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page