top of page

Ki Tavo - Devarim 26:1 – 29:8

Na parashá Ki Tavo Moshé se concentra em falar sobre a chegada dos bnei Israel na Terra prometida, o que devem fazer ao chegar, ao colher os primeiros frutos, as bênçãos que receberão ao cumprir os mandamentos naquele lugar, e um trecho extenso sobre todas as maldições que acontecerão no caso de não cumprirem os mandamentos. Algumas das maldições assustadoras e bastante terríveis ainda para os leitores de hoje.


Não vou falar de maldições, por mais assustadoras que sejam, não foram elas que se relacionaram comigo nesta semana. Ki Tavo fala sobre um povo chegando a uma nova terra, sobre plantar e colher neste novo lugar, sobre as diferenças entre a vida de antes e a nova vida que começarão. Principalmente, Ki Tavo fala sobre o agradecer.


“Nada acontece mais de uma vez.

A próxima vez nunca é como antes.

O que você pensou que aprendeu não se aplica.

Algo está diferente. E tão real quanto.

Para o qual você pode ser grato depois de tudo.”[i]


“Quando você entrar na terra que Adonai, seu Deus, está te dando...” você deve recolher os primeiros frutos, levar ao Templo para agradecer a nova terra e a colheita, recitando “Meu pai foi um nômade Arameu”[ii] a passagem continua, falando do agradecimento pela qualidade da terra de leite e mel, pela colheita. Fala sobre dividir a fartura com os fragilizados, e sobre pedir mais bênçãos.


Ki Tavo é sobre mudanças, sobre adaptações, e neste sentido, fala muito sobre este momento da minha vida. Tenho agradecido muito a cada momento, por cada pequena coisa que descubro ou faço. Novos livros, novos estudos, novos contatos. Tanto aprendizado na escola, e ao mesmo tempo, tantos bons amigos que estamos fazendo, que têm nos ajudado tanto neste novo caminho.


“Durante nossas vidas, fazemos inúmeras transições e passamos por vários ritos de passagem, de natureza formal e informal, consciente ou inconscientemente. Frequentemente, essas transições são marcadas por cerimônia e ritual de algum tipo: um Simchat Bat ou Brit-Milá, um bat mitsvá ou bar mitsvá, uma imersão em Mikve, um casamento. Esses são momentos solenes, tanto para nós quanto para nossos parentes mais próximos. Muitas vezes, eles são acompanhados por auto-avaliação, um voto e uma determinação de melhorar, para "virar uma nova página". O mesmo se aplica ao início de cada novo ano. De fato, este é o tema central de nossas orações em Rosh Hashaná e Yom Kipur. Também cabe bem quando nos mudamos para uma nova casa, recém-decorada, as paredes limpas e ainda não marcadas por dedos oleosos, as janelas claras e brilhando, os quartos vazios esperando para serem cheios de nossas vidas” ressalta a educadora israelense Alice Shalvi.


Se, no caso da chegada do povo em Israel, a cerimônia era a entrega dos “bikurim”, das primícias, marcamos o início de vida em uma nova casa com a colocação de mezuzot. Já para o novo ano, para mim, o processo é longo: um trabalho de cheshbon hanefesh (balanço da alma) e de teshuvá (arrependimento e desculpas) durante o mês de Elul, quando eu publico diariamente textos com minhas reflexões; depois, antes de Rosh Hashaná, uma mikve, para limpar a alma e preparar o corpo; serviços religiosos; Iamim Noraim – dias terríveis de mais um pouco de reflexão, e então Iom Kipur. Um novo ano se inicia, com a alma pronta e renovada, preparada para os desígnios do ano que virá.


Na vida da minha família, neste ano, tudo vem junto: novo país, nova casa, nova escola, ano novo. Estamos vivendo um período de rendição de graças, reconhecimentos, renovações e preparações para este novíssimo ano que vai começar daqui a pouco mais de uma semana!


Nas palavras da parashá desta semana, trago àqueles que me leem, e peço para minha família e para mim, bênçãos para todos os caminhos:


בָּר֥וּךְ אַתָּ֖ה בְּבֹאֶ֑ךָ וּבָר֥וּךְ אַתָּ֖ה בְּצֵאתֶֽךָ׃

Que você seja bençoad@ em suas vindas e que você seja abençoad@ em suas idas.[iii]


Shabat Shalom!



[i] Thankful, Ruth Fainlight, about Deuteronomy 26:4-11 [ii] Devarim 26:5 [iii] Devarim 28:6

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page