“Kumi Ori ki va Orech uchevod Adonai alaich zarach” uma haftará com imagens lindas, poética, cheia de esperanças por um dia que está chegando, em que Jerusalém voltará a brilhar. Uma haftará escrita para uma ouvinte feminina. Uma haftará com a qual conversamos e nos sentimos capazes de brilhar.
A rabina Shoshana Dworsky sugere a leitura deste primeiro versículo da haftará da seguinte maneira: ““Levante-se, menina, e brilhe, pois sua luz chegou! A luz de Deus está brilhando em você, garota! ", e nos convida a ler esta haftará como o profeta falando para cada uma de nós mulheres.
É tão diferente a possibilidade de um texto bíblico falar para a mulher positivamente, mas uma vez que lemos este texto desta maneira, tudo fica mais lindo ainda!
A provocação da rabina Dworsky é “O que significa para uma mulher levantar e brilhar?”
Para mim significa ter a possibilidade completa de ser quem você quer ser. Estudar, se preparar e poder se posicionar livremente dentro dos caminhos e opções que você escolher. É a possibilidade real de falar e ser ouvida, e mais ainda, de sua palavra ser levada em conta e atribuída a você mesma.
“As nações caminharão por sua luz; reis por sua radiância brilhante!” é a possibilidade de estar em lugares de liderança sem questionamentos por conta de seu gênero. Podendo se manifestar livremente, uma mulher tem a possibilidade de brilhar, e com este brilho e certeza, liderar e abrir novos espaços para outras mulheres ocuparem.
A haftará fala igualmente do retorno de filhos e filhas a Tzion, juntos, homens e mulheres construindo um futuro juntos, em que ambos podem brilhar, ambos podem se expressar, mas também ambos podem ser liderados.
“Sua luz nunca vai se apagar!” diz a haftará, nos lembrando que mesmo em momentos de dúvida, solidão e escuridão, nós, como Jerusalém, devemos localizar a fonte de luz dentro de nós mesmas para voltarmos a brilhar.
Que seja um shabat com muita energia boa, com muita capacidade de brilho e crescimento.
Shabat Shalom!
Comments