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Escolhamos a vida!

Chegamos ao último Shabat de 5781. Em breve nos reuniremos para celebrar Rosh haShaná e observar o início do próximo ano.Diferente do que fazemos no ano civil aqui do Brasil, não celebramos com festas, mas nos reunimos para rezar e estudar, preparar nossas almas para a montanha russa espiritual das Grandes Festas ou Iamim Noraim. Exatamente na semana que antecede Rosh haShaná, momento em que nos apresentamos diante de Deus, somos lembrados pelo texto bíblico do pacto entre nós, bnei Israel, o povo de Israel, e Deus. Nossos antepassados se colocaram diante de Deus no deserto para renovar o pacto, e nós, anualmente em Rosh haShaná e Iom Kipur fazemos o mesmo, reafirmando nosso compromisso de fé.


Atem Nitsavim, vocês estão neste dia, todos vocês, diante do Eterno seu Deus – vocês chefes tribais, vocês anciãos, vocês oficiais, todos os homens de Israel, vocês crianças, vocês esposas, inclusive o estrangeiro em seu acampamento, do lenhador ao carregador de água, para entrarem no pacto do Eterno seu Deus.”[i] Esta é a lista mais radicalmente inclusiva de toda a Torá: classe, função, gênero, idade, profissão; do mais importante ao mais simples, todos os integrantes do povo estavam lá. A mensagem é clara, comovente e eloqüente de quem está incluído no pacto - todos nós - jovens e velhos, ricos e pobres, homens e mulheres. "Vocês estão neste dia, todos vocês."


"Eu faço esta aliança...não somente com vocês"[ii], lemos um pouco mais afrente, e o Talmud nos explica que a aliança renovada em Nitsavim se aplica não apenas àqueles que estavam fisicamente lá no Sinai, mas também para as gerações subsequentes e para todos aqueles que, futuramente, viriam a escolher o judaísmo. Assim, todos os futuros membros do povo judeu estão vinculados a esse compromisso.


Como Moshé no início de nossa parashá, todos nós temos momentos na vida em que sentimos a presença daqueles que não estão fisicamente entre nós. Às vezes, falamos com nossos filhos e ouvimos ecos das vozes de nossos pais; outras vezes, falamos com nossos alunos e perceberemos que estamos canalizando as percepções de nossos próprios professores. Nossos pais e professores estão presentes mesmo na sua ausência, assim como todos nós estivemos no Sinai, embora não estivéssemos fisicamente lá. A presença marcante dos ensinamentos pode se estender no tempo para as gerações posteriores quando ouvimos as vozes daqueles que nos ensinaram, e daqueles que ensinaram nossos professores, pais e avós, e assim sucessivamente.


O texto deixa claro que cabem a nós e aos nossos filhos (e filhas) atos visíveis do compromisso de fé. A Torá nos foi dada em um ato de Revelação Divina, e não requer especulação e esoterismo, mas ações morais, com intenção religiosa.[iii] Nossas ações, nossas práticas, e o efeito que causamos com elas no mundo é o importante para o judaísmo. Devemos viver, agir diariamente, com a intenção religiosa de seguir os preceitos destes ensinamentos, como tantas vezes a Torá nos chama a agir: proteger a viúva e o órfão, acolher o estrangeiro, apoiar a comunidade; ações de amor e cuidado com o próximo, de construção de um mundo melhor.


“Ela está bem perto de você, na sua boca e no seu coração para cumpri-la”[iv]. Cada um de nós traz dentro de si convicções morais, conhecimento científico, capacidade de estudar, compreender e agir de forma coerente. A coerência entre o que sabemos, pensamos, o que falamos e como agimos é o que indica a Torá.


“Bacharta bachaim” – “Escolha a vida!” é o apelo final da parashá Nitsavim. Escolha uma vida de intenção, propósito e pertencimento. Escolha uma vida com plenitude, em que cabeça, coração e braços atuem em harmonia e coerência. Escolha uma vida não somente dedicada aos seus propósitos individuais, mas para o cuidado coletivo, para a construção de um amanhã melhor. Escolha a vida dos ensinamentos passados transmitidos para as gerações futuras com o respeito e entendimento de que todos nós juntos estivemos lá, no momento da Revelação, e a revivemos juntos, a cada momento de reafirmação de nossa fé.


Nos restam poucos dias de Elul para nos prepararmos, este é o último Shabat de 5781. Que possamos chegar a este Rosh haShaná com a intenção real de renovação de nosso pacto, com corpo e alma preparados, sincronizados.


Escolhamos a vida.

Shabat Shalom.




[i] Devarim 29:9-11 [ii] Devarim 29:13 [iii] The Jewish Study Bible, Oxford. [iv] Devarim 30:14

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