top of page

Elul 9

וְ֝לֶ֗חֶם לְֽבַב־אֱנ֥וֹשׁ יִסְעָֽד׃

O pão é o sustento do coração.[i]


“Vamos abençoar a fonte da vida

que faz gerar o pão da terra.”[ii]


Várias vezes já me deparei pensando como pão é uma das comidas mais gostosas e perfeitas do mundo. Um bom pão é algo inigualável, sozinho, com uma manteiguinha ou um azeite e sal, já é suficiente para dar aquele calor na alma. Hoje em dia há diversas padarias artesanais – encontrei até uma em Uvita, na Costa Rica! – que nos oferecem inúmeras variedades, para todos os gostos.


Pão é o resultado do trabalho humano. O pão artesanal é produto da paciência e arte daquele que trabalhou a massa, dedicou energia e carinho naquela produção. Talvez esta seja mais uma das características que fazem o pão alimentar a alma: a fagulha de neshamá que a pessoa coloca na massa ao trabalhar ela.


No entanto, a tfilá agradece o pão que é gerado da terra, ao invés do produto do trabalho humano. O que isto pode significar? Talvez signifique que o trabalho foi possível graças à colheita, ao dom de quem fez a massa, ao tempo, e todas as variáveis que não necessariamente dependem da interferência humana. Reconhecer as variáveis que possibilitaram o trabalho, que por sua vez geraram o produto. O pão é um trabalho humano e divino.


Quais foram os acasos abençoados deste ano que passou? Eu soube aproveitar minhas oportunidades favoráveis?



[i] Salmos 104:15 [ii] Marcia Falk

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page