Nesta semana que passou lemos os 10 mandamentos na parashá Itró. Mas eu estava na Colônia e, naquele momento, o trecho da parashá que mais falava comigo era a visita de Itró, sogro de Moisés, ao acampamento israelita.
Vendo todo o trabalho que Moisés faz em ajudar o povo com seus conflitos, Itró questiona o motivo de ele fazê-lo sozinho, indicando que a tarefa é muito pesada para uma só pessoa, que isto vai exaurir tanto Moisés como o povo. Então Itró ajuda Moisés a criar um sistema hierárquico de julgamento de conflitos.
Tantas lições de liderança em um espaço tão pequeno de texto! A primeira, de extrema importância, é escutar os outros, em especial aqueles que têm mais experiência no assunto. Entender que um outro olhar, experiente e de fora da situação, pode dar outra perspectiva a um problema que a princípio parece sem solução.
Outra lição importante é contar com uma rede de apoio. Não tentar fazer sozinha tarefas homéricas. Delegar: distribuir entre pessoas de confiança, que têm capacidade de ajudar, gerando mais mãos e mais força para as tarefas a serem desenvolvidas.
Escutar e delegar, trabalhar em equipe e abrir o espaço de escuta para o outro. Saber quando se posicionar e quando simplesmente parar e aprender. Lições de liderança que são importantes, em especial dentro da Colônia, uma estrutura que tem muitos níveis diferentes de liderança: um rabino, uma estagiária, uma merakezet, um mechanech, vários madrichim, toda uma equipe de funcionários da casa e seguranças. Onde e como fazer parte desta estrutura, quando e como usar todos estes recursos para tornar todos os momentos mágicos e especiais para os chanichim?
Estar na Colônia foi um privilégio. Usufruí de dez dias de aprendizado, de convivência com pessoas maravilhosas. Pude dar a minha parte, mas é infinita a cota de carinho, confiança e ensinamentos que recebi neste período. Veio Itró, ajustou o que era necessário, e nos deixou prontos para o restante da temporada. Chegamos para Mishpatim, voltamos à comunidade.
Comments